segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Nosso querido e estiloso Johnny !





Bibliografia

http://www.portaloceania.com/au-life-aborigenes-port.htm
http://www.jornallivre.com.br/112049/aborigene-australiano.html

...

Videos

Trecho duma apresentação musical dos Arborigenes da Australia. Muito legal o que conseguem fazer com o Didgeridoo(instrumento tipico)!!





Uma dança-ritual praticada por eles:


Caracteristicas Báásicas

Os aborígenes se caracterizam pela enorme união dos seres ( o Sol, o ar, a terra, os animais, humanos). Os humanos não sao considerados como seres superiores, e devem de certa forma honrar a Natureza em tudo que fazem.
É um grupo bastante unido, que reza, trabalha, se diverte, e se comunica através da Arte. Seus instrumentos servem também como meio de contar a história do povo, por meio de desenhos , figuras etc.
A música é basicamente vocal, eles utilizam um tronco oco para poder emitir o som.

Para os aborigenes, a Lua é um ser masculino e o Sol é um ser feminino. E por isso valorizam tanto a mulher, já que sem o Sol, não poderia haver Terra.

Como havia sido falado , os aborigenes eram povos recriminados. Recentemente todas as crianças de pele clara, foram retiradas de suas povoaçoes para serem educadas. Isso foi chamado de nova geraçao.

Adquiriram o direito de votar em 1965.

Mesmo com o passar de tanto tempo, contiuam a ser recriminados. Recebem salários inferiores e o número de desempregados, quando comparado a população branca, é extremamente inferior.

As Etnias

º Os Aljauara são cerca de 500. São os únicos aborígenes que enterram os mortos.A cremação dos cadáveres é mais comum. Aqueles que eram considerados importantes eram conservados em troncos.

º Os Arandas, deixaram a caça de lado e se dedicaram a pecuária.

º Outro povo pequeno é o Gurindji, com 250 elementos. Alguns são cristãos e há textos da Bíblia na sua língua.

º De população igualmente escassa, os Mudbara trabalham nas reservas do governo da região ocidental do deserto; são cristãos.

º Já os Pitjantjara trabalham nas reservas governamentais na região central. São vários milhares de indivíduos, alguns cristãos.

Aspectos Importantes

Eles são descendentes de imigrantes africanos que povoaram a Ásia, utilizando canoas e toscas emabarcações.

A vida dos aborigenes é bastante comum a dos nômades, são caçadores e coletores de vegetais e praticam a religião animista. Nos desertos, as populaões se concetram em regiões onde tem agua, com acampamentos temporários. Como o calor do deserto é intenso, em certas vezes fazem buracos para se proteger do frio, em outras ocasiões dormem ao redor do fogo, tendo o cachorro seu unico animal doméstico.
Na caça eles utilizavam lanças e bumerangues. O preparo da comida é diretamente na brasa.

;)
Johnny Warangkula Jupurrula nasceu em 1925 em Minjilpirri, uma área situada a noroeste da Illipili e sul do Lago de Mackay.

Arborígenes Australianos


Os Aborígenes da Austrália foram simplesmente levados à beira da extinção pelos colonizadores Ingleses, e hoje representam somente 1% da população, ou seja, cerca de 200 mil.Por volta de 1965 a população de Aborígenes puros chegou à pouco mais de 40 mil, pois foram literalmente massacrados pelos colonizadores e expulsos das terras produtivas.
Os Aborígenes são extremamente espiritualistas, e no início da colonização (1770) eram tão primitivos que não conheciam o metal.
Por volta de 1806, o racismo dos colonizadores e soldados, chegou a um ponto que além de violar os locais sagrados, os caçavam que nem Cangurus, pelo puro prazer de um troféu.
"Estrategia": Os soldados das forças armadas da Coroa, visitavam localidades Aborígenes com o "intuito" de fazer amizade, oferecendo agrados. Mas enquanto a festinha acontecia, outros soldados envenenavam com arsênico a comida e toda a agua potável que eles tinham. Vilas inteiras incluindo crianças foram varridas do mapa pelo uso de arsênico. Eles tambem ofereciam Rum para aldeias de graça e aproveitavam o estado de embriagues dos arborigenes e incentivavam guerras entre as proprias aldeias para que se aniquilassem.
Nos anos 1900 e alguma coisa, com a Austrália já independente da Inglaterra, mas ainda em plena discriminação racial, ocorreu um fato escandaloso chamado de "The Lost Generation" ou a geração perdida, onde crianças Aborígenes eram adotadas e sumiam de suas aldeias para nunca mais serem vistas novamente. Isso com o intuito de abalar moralmente e psicologicamente os Arborigenes para que nao intervissem na vida e politica dos brancos.